Associação dos extratos de gengibre e alcachofra melhoram os parâmetros da dispepsia funcional.

por INSTITUTO HI-NUTRITION / 16 Fevereiro 2018 / Estudo Científico

Introdução

A dispepsia funcional (FD) é um achado clínico frequente no mundo ocidental e é uma das principais causas de morbidade e perda econômica na comunidade. A definição mais utilizada de FD refere-se a dor ou desconforto crônica ou recorrente centrado na parte superior do abdômen na ausência de qualquer causa estrutural conhecida e sem características de síndrome do intestino irritável ou de refluxo gastresofágico. Os sintomas de FD são frequentemente correlacionados com as refeições e podem incluir dor abdominal, inchaço, saciedade precoce, plenitude, eructos e náuseas.

Verificou-se que a prevalência de FD varia entre 11% e 29,2% da população adulta com variação geográfica relevante e o impacto da FD nos pacientes e nos serviços de saúde mostrou-se considerável. Vários mecanismos fisiopatológicos podem explicar a etiologia do FD, como distúrbios induzidos pela refeição no estômago proximal, hipersensibilidade visceral à distensão, anormalidades do sistema gástrico e função nervosa central perturbada. Esta patogênese multifatorial e mal definida prejudicou os esforços para desenvolver tratamentos efetivos na maioria dos casos de FD, e sua gestão clínica ótima continua sendo um tema de debate considerável.

Diversos estudos em animais demonstraram que o extrato das raízes de gengibre (ERG) acelera o esvaziamento gástrico e trânsito intestinal, estimula as contrações do antro e reduz a êmese. Isso se deve a que os principais constituintes químicos do ERG, como (6)-gingerol, (8)-gingerol, (10)-gingerol e (6)-shogaol inibem levemente os receptores colinérgico M3 e o serotoninérgico 5-HT3.

O extrato das folhas de alcachofra (EFA) é conhecido na medicina tradicional por ser efetivo contra a dispepsia. Ele aumenta o fluxo biliar e exerce efeitos hepatoprotetor, redutor de colesterol sérico, antioxidante e antiespasmódico. Os compostos amargos e, particularmente, a cinaropicrina são responsáveis pelos seus efeitos digestivos.

Objetivo do Estudo

Estudo randomizado e cross-over teve como objetivo investigar a atividade procinética de Prodigest®. Para isso, 11 indivíduos saudáveis foram divididos em dois grupos para receberem, antes de uma refeição padronizada extrato de raízes de gengibre 20 mg + extrato de folhas de alcachofra 100 mg ou placebo. Cada participante foi avaliado 2 vezes em um intervalo de 7 dias. A área basal do volume gástrico (VG) foi determinada por ultra-sonografia 10 minutos antes da refeição principal. O VG foi mensurado novamente 1 hora após a refeição.

Resultados

A suplementação com extratos de gengibre e alcachofra é eficaz no tratamento a curto prazo de FD (dentro de 14 dias), e depois é mantida até o 28º dia de intervenção. O grupo de intervenção mostra a eficácia do tratamento, medida por pontuação bruta (0-3), em 86,2% dos casos após 28 dias de suplementação ativa, com redução marcada da intensidade da dispepsia (graus 2 + 3) em 63,1% dos casos tratados, enquanto 52,5% dos pacientes do grupo placebo apresentaram efeito positivo do placebo e apenas 24,6% dos pacientes tratados com placebo apresentaram redução acentuada dos sintomas (notas 2 + 3). A diferença percentual na resposta global, entre o produto de intervenção e o placebo, foi de 33,7%.

O resultado primário do estudo foi a mudança geral de intensidade da dispepsia funcional conforme definido pela classificação do paciente. Após duas de quatro semanas de intervenção, de acordo com os modelos de curva latente (LCMs), apenas o grupo de suplementação apresentou melhora significativa na escala de gravidade do Multiple Correspondence Analysis (MCA) (de intervalo de 0-3) aos 14 dias, medido pelo parâmetro de interceptação de LCM (grupo de suplementação: α S = +1,195 unidades, P = 0,017; grupo placebo: α P = +0,347 unidades, P = 0,513). Na verdade, a intercepção foi significativamente maior em pacientes tratados com suplementação do que no grupo placebo (α S - α P = +0,848 unidades, P <0,001).

Este achado revela que o tratamento de suplementação tem maior eficácia do que o placebo para tratar a dispepsia funcional, quando os dados são comparados aos 14 dias após o tratamento. Quando a intensidade da dispepsia funcional no final do estudo (28 dias) é comparada com valores aos 14 dias, medida pelo parâmetro de declive da LGM, não houve variação ao longo do tempo (grupo de suplementação: β S = -0.181 unidades, P = 0,619; grupo placebo: β P = -0,258 unidades, P = 0,504) e entre grupos (β S - p P = +0,077 unidades, P = 0,542).

Contabilizando os resultados secundários, em primeiro lugar, deve notar-se que todas as inclinações de LCM-β s (ou seja, a variação de pontuação ao longo do tempo), excluindo o vômito (β s = +0.214, P = 0,056), são negativas, diminuindo a intensidade, enquanto Todos os placebo-β s, em oposição, são positivos. Este achado indica a maior eficácia do novo tratamento em comparação com o placebo em cinco dos seis sintomas específicos. A análise estatística mostra uma redução significativa da pontuação de intensidade para náuseas (β s = -0,290, P = 0,030) e dor epigástrica (β s = -0,204, P = 0,036) ao longo do tempo de observação no grupo de intervenção. No grupo placebo, a inclinação mostra um aumento de intensidade para todos os sintomas considerados com piora estatisticamente significante para o vômito.

Isto é confirmado pela diferença de inclinação entre o grupo placebo e os grupos de intervenção, mostrando uma vantagem significativa para o grupo de intervenção quanto à náusea (β S - β P = -0.398, P <0.001), plenitude epigástrica (β S - β P = - 0.241, P <0.001), dor epigástrica (-0.173, P = 0.002) e distúrbios (β P - β S = -0.167, P = 0.017).

Conclusão

Em conclusão, a associação entre extratos de gengibre e folha de alcachofra parece eficaz no tratamento da dispepsia funcional e pode representar uma estratégia de tratamento promissora e segura para esta doença frequente, mesmo que sejam necessários estudos adicionais para confirmar esses resultados.

Referências

Giacosa A1, Guido D2, Grassi M2, Riva A3, Morazzoni P3, Bombardelli E3, Perna S4, Faliva MA4, Rondanelli M4. The Effect of Ginger (Zingiber officinalis) and Artichoke (Cynara cardunculus) ExtractSupplementation on Functional Dyspepsia: A Randomised, Double-Blind, and Placebo-Controlled Clinical Trial.  Evid Based Complement Alternat Med. 2015;2015:915087. doi: 10.1155/2015/915087. Epub 2015 Apr 14.

Lazzini S1, Polinelli W, Riva A, Morazzoni P, Bombardelli E. The effect of ginger (Zingiber officinalis) and artichoke (Cynara cardunculus) extract supplementation on gastric motility: a pilot randomized study in healthy volunteers. Eur Rev Med Pharmacol Sci. 2016;20(1):146-9.

Receba este e outros estudos direto no seu e-mail.
Preencha o Formulário e Fique Sempre Atualizado!

*Ao entrar em contato você esta de acordo com nossas políticas de privacidade.
O Hi-Nutrition solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes do curso desejado, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.

*Ao entrar em contato você esta de acordo com nossas políticas de privacidade.
O Hi-Nutrition solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes do curso desejado, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.

TOP