Suplementos Usados na Melhora da Acuidade Física

por / 16 Dezembro 2020 / Conhecimento

Suplementos Usados na Melhora da Acuidade Física

Cafeína, Teanina e Tirosina melhoram a precisão dos movimentos físicos

A utilização de compostos que potencialmente melhoram o desempenho físico pode ter diversos benefícios quando adicionados em nossa rotina, pois os mesmos podem alterar o foco, atenção e até mesmo tempo de reação.

Muitos compostos podem ser isolados ou purificados, e então utilizados em diversas fórmulas como forma de suplementação alimentar. Atualmente, os compostos mais populares são: Cafeína, Teanina e Tirosina.

A Cafeína possui efeitos estimuladores no sistema nervoso central via ação antagônica nos receptores de adenosina, ou seja, a mesma pode aumentar os níveis de dopamina, acetilcolina e serotonina. A cafeína é comumente utilizada com o intuito de suprimir a sensação de fadiga e aumentar sentimentos de energia e concentração.

A teanina é um aminoácido não proteogênico associado a melhorias na função cognitiva. Estudos demonstraram que quando associada com a cafeína, a tenina pode produzir um desempenho cognitivo superior, em comparação com outros compostos usados em monoterapia.

A tirosina atua como percursos das catecolaminas dopamina, epinefrina e noradrenalina, onde a tirosina plasmática tem demonstrado uma relação dose-resposta após ingestão de 100 a 200 mg, com concentrações plasmáticas máximas sendo atingida após 2 horas de ingestão. Sendo assim, a tirosina é amplamente recomendada como um aminoácido potencializador do desempenho físico e mental durante a prática de exercícios físicos, podendo ser encontrada em laticínios, ovos, carne e nozes.

 

Resultados

Através de um estudo clínico conduzido por Zaragoza et al. (2019) foi possível avaliar os benefícios da suplementação da cafeína, tirosina e teanina quando utilizadas com a finalidade de melhorar o desempenho mental e físico em atletas.

Os resultados sugeriram que houve alterações significativas na precisão dos movimentos durante os testes físicos, onde o grupo suplementado obteve uma mudança no tempo médio de acerto em comparação com o grupo que recebeu o placebo.


Conclusão

Pode-se concluir que a combinação de baixas doses de cafeína, teanina e tirosina pode melhorar os testes que medem a precisão dos movimentos em torno de exercícios exaustivos sem alterar os estados mentais e subjetivo.

 

TOP