Associação de Eurycoma longifolia e Multivitamínico é Eficaz no Estresse

por Equipe Hi Nutrition / 27 Setembro 2021 / Estudo Científico

Introdução

O estresse não resolvido pode aumentar o risco de desenvolvimento de depressão, que atinge aproximadamente 20% a 25% das mulheres e 10% a 17% dos homens durante a vida.

Alguns fármacos, como por exemplo a fluoxetina e sertralina, têm sido utilizados para melhorar o estresse e ansiedade, porém há uma preocupação com indivíduos que podem se tornar dependentes deles.

Eurycoma longifólia, esta planta é amplamente utilizada com o intuito de restaurar e melhorar os níveis de energia, aumentar a performance física e mental, resistência, vigor e qualidade de vida, como evidenciada pela redução no escore dos sintomas do envelhecimento masculino e aumento nos níveis séricos de testosterona.


Utilizar multivitamínicos é muito importante, visto que a deficiência de micronutrientes contribui para o estresse e depressão. Evidências demonstraram que as formulações com multinutrientes têm melhor efeito redutor do estresse e ansiedade comparado a monoterapia.

 

Resultados
Através de um estudo conduzido por (George et al., 2018) foi possível objetivo investigar a eficácia e segurança da Eurycoma longifolia com multivitaminas versus placebo na melhora da qualidade de vida, humor e estresse em pacientes saudáveis com estresse moderado. Os resultados obtidos foram:

ü  No domínio do SF-12, melhorias foram observadas no grupo 1 na funcionalidade emocional (P=0,05), domínio do componente mental (P<0,001), bem-estar emocional (P<0,001), funcionamento social (P=0,002) e vitalidade (P=0,001) na semana 12;

ü  O grupo 1 também apresentou uma tendência de crescimento no domínio de vigor do POMS na semana 12;

ü  Houve também uma redução de 15% no domínio de estresse físico (p<0,05) do Multi-Modal Stress Questionnaire (MMSQ) no grupo 1 comparado com 0,7% no grupo placebo;

ü  Quando os indivíduos foram subagrupados de acordo com a faixa etária (25-45 e 46-65 anos), foi observada uma significância no grupo de 25 a 45 anos no domínio de funcionamento social do SF-12 (P=0,021) e vigor do POMS (P=0,036) no grupo de 46 a 65 anos. Além disso, o grupo ativo demonstrou aumento significativo dos linfócitos.

 

Conclusão
A associação de Eurycoma longifolia pode auxiliar na melhora da qualidade de vida, estresse e parâmetros imunes em indivíduos saudáveis.

 

Referências
GEORGE, A.  et al. Efficacy and safety of Eurycoma longifolia (Physta((R))) water extract plus multivitamins on quality of life, mood and stress: a randomized placebo-controlled and parallel study. Food Nutr Res, v. 62,  2018. ISSN 1654-661X (Print)

TOP