F

Associação Fitoterápica é Eficaz na Depressão Leve a Moderada

por / 26 Abril 2021 / Conhecimento

Introdução
A depressão é uma das condições psiquiátricas mais frequentes e debilitantes. Aproximadamente 1 em cada 5 adultos apresentam pelo menos um episódio de depressão durante a vida, sendo as mulheres duas vezes mais propensas.


Saffron

O Saffron atua aumentando a inibição da receptação de monoaminas (dopamina, norepinefrina e serotonina), possui ação antagonista nos receptores do ácido D-aspártico e ação agonista nos receptores GABA-α. Resultados de diversos estudos pré-clínicos demonstraram que este ativo possui efeitos benéficos na depressão.


Rhodiola

A Rhodiola rosea é uma planta utilizada tradicionalmente para melhorar a performance física, mental e resistência.

Diversos extratos dessa planta têm demonstrado produzir efeitos antidepressivos interessantes em estudos pré-clínicos e clínicos.


Resultados
Com o objetivo de avaliar uma combinação eficaz de Rhodiola rosea e Crocus sativus na depressão leve a moderada, os seguintes resultados foram obtidos: 


  • Após 6 semanas de suplementação, foi observada uma redução significativa nos escores de HRSD em 58%±28,5%;
  • A melhora desses escores foi reportada em 85,4% dos pacientes;
  • Uma redução significativa nos escores de ansiedade e depressão de Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) também foi observada no dia 42, começando após 2 semanas de suplementação;
  • Ao final do estudo, os médicos e pacientes consideraram uma melhora significativa na depressão (Clinical Global Impression – Melhora e Patient Global Impression of Change);
  • A segurança foi excelente e nenhum efeito adverso sério foi relatado.



Conclusão
Os resultados desse estudo sugerem que a combinação de Rhodiola rosea e Crocus sativus pode ser eficaz no gerenciamento da depressão leve a moderada e melhora os sintomas depressivos e de ansiedade.

TOP