Extrato de Lemon Verbena no Exercício Físico

por / 18 Maio 2021 / Conhecimento

A frequente realização de exercícios físicos de alta intensidade ou exaustivos promove fadiga crônica e overtraining, principalmente em razão da elevada síntese de EROs (espécies reativas de oxigênio). Além disso, observa-se lesão muscular, com pico entre 24 e 48 h pós-exercícios, determinação do efluxo de enzimas citosólicas específicas para a circulação sanguínea (CK, LDH, aspartato aminotransferase e mioglobina), entre outras situações.



A Verbena officinalis é uma planta herbácea medicinal, aplicada em tratamentos de algumas desordens do organismo. Extratos de Lemon verbena apresentam em sua composição verbenina, alfasitosterol, ácido ursólico, ácido oleanólico, verbacosídeo, apigenina, scutelareína e óleos essenciais como limoneno e cineole. Há diversos benefícios do Extrato de Lemon verbena na pratica de exercícios físicos, entre eles: melhora da força muscular após os exercícios físicos intensos, diminuição do dano muscular, recuperação muscular mais rápida/completa e também melhora dos níveis da glutationa peroxidase após os exercícios demonstrando o aumento da capacidade antioxidante total.


Resultados

Através de um estudo conduzido por Buchwald-Werner et al. (2018) foi possível investigar os efeitos e as propriedades do extrato de Lemon verbana na força e na recuperação muscular após a prática de exercícios intensos em comparação com o placebo. Os resultados obtidos foram:


  • Os voluntários do grupo 1 apresentaram menos danos na musculatura, bem como uma recuperação mais rápida e completa;
  • Comparado com o placebo, o extrato de Lemon verbana promoveu um maior rendimento medido pelo aumento da força muscular (p=0,0311), melhora da atividade da glutationa peroxidase (p=0,0681) e menos dor após os exercícios físicos (p=0,0788).

Conclusão
Pode-se concluir que o extrato de Lemon verbena mostrou ser seguro e bem tolerado em praticantes de atividade física, pois reduziu o dano muscular após os exercícios físicos intensos.

TOP