Suplementação Nutracêutica nas Desordens Metabólicas

por Equipe Hi Nutrition / 7 Outrubro 2021 / Estudo Científico
Introdução
A dislipidemia é responsável por cobrir um amplo espectro de anormalidades nos lipídios, onde alguns são de grande importância no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Um estudo clínico publicado no periódico internacional Biomedicine and Pharmacotherapy demonstrou que uma nova combinação de nutracêuticos, com propriedades complementares e aditivas, potencializa os efeitos redutores das dislipidemias.
Red Yeast Rice – possui uma grande variedade de compostos, onde destaca-se a monacolina K, reconhecida pela sua capacidade de manter os níveis normais de colesterol no organismo, diminuindo a síntese hepática de colesterol e como consequência há uma diminuição nos níveis de colesterol total, colesterol LDL-colesterol e triglicerídeos. Este suplemento é obtido a partir da fermentação de Monascus purpureus. A levedura Monascus produz monacolinas, incluindo a monacolina K.
A Coenzima Q10 possui potente ação antioxidante, propriedades estabilizadoras da membrana, atua na síntese de ATP nas mitocôndrias, estimula a captação de oxigênio no músculo esquelético e também reduz de forma significativa o risco de lesão muscular em atletas. Este composto pode atuar com diferentes mecanismos, entre eles:
· Inibindo a absorção intestinal de colesterol (esteróis e estanóis, sequestrantes de ácidos biliares);
· Inibindo a 3-hidroxi-3-metil-glutaril-CoA (HMG-CoA) redutase (monacolina K);
· Induzindo um aumento na expressão e meia-vida do receptor de LDL-colesterol e aumentando a sensibilidade à insulina via ativação de proteína quinase ativada por AMP (AMPK).
 
Resultados
Através de um estudo conduzido por Mazza et al. (2018) foi possível investigar a eficácia e a segurança da administração de nutracêuticos em conjunto com dieta e um estilo de vida saudáveis comparado com os pacientes receberam apenas dieta. Os resultados obtidos foram:
• Houve significativa redução da pressão arterial, triglicerídeos, colesterol total, glicose e LDL-colesterol;
 
• A redução mais significativa ocorreu no grupo tratamento quando comparado com o controle (p<0,001): pressão sistólica (-5,2 vs. 3,0 mm de Hg), pressão diastólica (-4,9 vs. 2,9 mm de Hg), colesterol total (-17,2%), LDL-c (-21,8%), triglicerídeos (-16,0%) e glicose (-3,4%).
 
Conclusão
Em pacientes com síndrome metabólica, a suplementação nutracêutica foi segura, bem tolerada e efetiva na redução de alguns parâmetros metabólicos.
 
Referências
MAZZA A. et al. Effect of Monacolin K and COQ10 supplementation in hypertensive and hypercholesterolemic subjects with metabolic syndrome. Bomed Pharmacother. 2018 Sep;105:992-996. doi: 10.1016/j.biopha.2018.06.076. Epub 2018 Jun 19.

TOP