Dutasterida no Tratamento da AAG

por Equipe Hi Nutrition / 6 Setembro 2022 / Estudo Científico

Introdução

Uma queda normal de cabelo envolve a perda de aproximadamente 100 a 150 fios por dia. Uma taxa de queda superior a essa é considerada anormal e é caracterizada como alopecia. Existem várias causas que podem levar a esse estado patológico.



Alopecia Androgenética (AAG)


A alopecia androgenética (AAG) é caracterizada pela miniaturização progressiva do cabelo no couro cabeludo terminal com uma distribuição padrão, é a causa mais comum de perda de cabelo em adultos. Possui etiologia multifatorial que envolve uma complexa interação entre vários genes, andrógenos e fatores ambientais.Embora os mecanismos moleculares exatos não sejam totalmente compreendidos, a diidrotestosterona (DHT), um potente andrógeno parece ser um importante fator causal, e a enzima 5α-redutase é necessária para converter a testosterona em DHT.


Dutasterida

Dutasterida é um inibidor duplo da enzima 5 alfa-redutase (tipo I e II), dessa forma é capaz de bloquear a conversão da testosterona em DHT, impedindo todo o processo que leva à diminuição dos folículos pilosos, afinamento dos fios e queda capilar. Portanto, inibir a atividade do 5AR torna-se um importante método de tratamento para a AIG. 


Resultados: 

Um estudo retrospectivo, monocêntrico e descritivo conduzido por Vaño-Galván et al., (2020) teve como objetivo avaliar a eficácia da dutasterida em homens com alopecia androgenética.

  • A eficácia foi avaliada no subgrupo de 42 pacientes (13,7%) que receberam DO em monoterapia: 38 pacientes melhoraram (90%), 10 deles (23,8%) apresentaram melhora acentuada, 4 pacientes (9,5%) estavam estáveis ​​e nenhum paciente piorou.

Conclusão:

A dutasterida demonstrou ser um tratamento eficaz para a alopecia androgenética masculina na prática clínica, apresentando um bom perfil de segurança, principalmente em doses mais baixas.


Referências bibliográficas

Vañó-Galván S1, Saceda-Corralo D1, Moreno-Arrones OM1, Rodrigues-Barata R1,2, Morales C1,2, Gil-Redondo R1,2, Bernárdez-Guerra C1,2, Hermosa-Gelbard Á1,2, Jaén-Olasolo P1,2. Effectiveness and safety of oral dutasteride for male androgenetic alopecia in real clinical practice: A descriptive monocentric study. Dermatol Ther. 2020 Jan;33(1):e13182. doi: 10.1111/dth.13182. Epub 2019 Dec 18.

*Ao entrar em contato você esta de acordo com nossas políticas de privacidade.
O Hi-Nutrition solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes do curso desejado, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.

TOP